Notícias

Por: Antonio Moacir Rodrigues Nogueira | Postado em: 10/10/2014

Curso sequencial é o mesmo que curso de graduação?


Cursos sequenciais oferecem formação técnica de nível superior num período médio de dois anos. Exatamente pela rapidez com que forma o profissional, esses cursos têm sido cada vez mais procurados por estudantes de nível médio de todo o país. Mas, afinal, esse curso é o mesmo que graduação?

Os cursos sequenciais foram criados em 1999, a partir de modelos semelhantes dos Estados Unidos e Canadá, com o objetivo de permitir o ingresso do estudante mais cedo no mercado de trabalho. Assim, ele confere formação de caráter técnico e dá um certificado que atesta conhecimento acadêmico em determinada área, mas não um diploma de graduação.

Os sequenciais podem ser voltados para uma formação específica (fornecem diploma) ou para a complementação dos estudos (fornecem certificado). Eles podem ser feitos após a conclusão do ensino médio ou após a graduação, a título de aprimoramento profissional.

A critério das instituições de ensino superior, as disciplinas dos cursos sequenciais de formação específica podem ser aproveitadas pelo aluno que vier a fazer uma graduação. É necessário, entretanto, que o aluno passe por processo seletivo, obrigatório para o acesso a cursos de graduação superior, e que as disciplinas a serem aproveitadas integrem e equivalham àquelas do currículo pretendido.

De acordo com a legislação em vigor, cabe aos órgãos de classe e conselhos profissionais, a regulamentação das profissões e a habilitação para o exercício profissional. Assim, as atribuições profissionais dos alunos de cursos sequenciais de áreas cujas profissões são regulamentadas devem ser definidas pelos respectivos órgãos reguladores do exercício da profissão.

Principais dúvidas
• O que são cursos sequenciais?
Cursos de nível superior que oferecem formação técnica
• Quais os tipos de cursos sequenciais?
Há cursos de formação específica (para quem conclui o ensino médio) e de complementação de estudos (destinado a quem tem diploma de graduação)
• Quais as carreiras oferecidas nos sequenciais?
Comunicação, gestão escolar, gestão e planejamento de marketing e vendas, gastronomia, cosmetologia, administração hoteleira e criação de websites, entre outras
• Quanto tempo dura o curso?
Em média, dois anos
• Precisa fazer vestibular para curso sequencial?
Depende da instituição de ensino, já que não há critérios definidos pelo MEC
• Curso sequencial dá diploma?
Recebe-se um certificado de nível superior, mas não de graduação
• É possível fazer pós?
Após o curso, o estudante poderá fazer cursos de pós-graduação "lato sensu" (em que as pessoas assistem aulas, mas não defendem teses), mas não de "stricto sensu" (mestrado e doutorado)
• Esses cursos têm o reconhecimento do MEC?
Os cursos de complementação de estudo não necessitam de reconhecimento. Os de formação específica devem cumprir a proposta apresentada ao MEC, antes da autorização.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação Geral dos Cursos Sequenciais, no site do MEC, ou pelos telefones (061) 2104-9209 e 2104-9205. E-mail: sesu-seq@mec.gov.br

Fonte: UOL Vestibular